A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada
 Nota: Para o tipo de transporte ferroviário, veja Funicular. Para o programa de televisão, veja Plano Inclinado (programa de televisão).

O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada

Representação das forças exercidas num corpo livre num plano inclinado

Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado.

Observe que pela Lei da Conservação de Energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até uma certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.

Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.

Existem muitos planos inclinados que são muito usados pelas pessoas. Entre eles:

  • Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar coisas em um caminhão de mudança, por exemplo, para o qual que seria necessário usar uma força maior do que a usada em uma rampa.
  • Cunha (ferramenta) – A cunha é um objeto que possui dois planos postos em um ângulo agudo, e serve para cortar vários materiais, entre eles a madeira. O machado é um tipo de cunha, por exemplo.
  • Parafuso - Se observarmos um parafuso, perceberemos que ele possui um plano inclinado, que é a rosca. Ela ajuda a encaixar o parafuso em algo sem se usar muita força.

Há 3 forças a serem consideradas:

1. A força peso atuando no objeto devido à gravidade (m.g, atuando verticalmente e para baixo);

2. A força normal (N) exercida no objeto pelo plano e deve equilibrar ( se a força potente for paralela à superfície do plano inclinado) a componente reativa do peso (m.g.cosθ, perpendicular ao plano);

3. A força potente (F) aplicada pelo operador, que atua na direção paralela à superfície do plano inclinado e deve equilibrar a componente ativa do peso (m.g.senθ, paralela ao plano).

Podemos decompor a força gravitacional em dois componentes, um perpendicular ao plano e outro paralelo. Como não há movimento perpendicular ao plano, a componente da força gravitacional nessa direção (m.g.cosθ) tem intensidade igual, porém sentido oposto à força normal N exercida pelo plano.

O confronto das duas forças opostas e paralelas à superfície do plano (força potente F aplicada pelo operador e componente ativa do peso m.g.senθ) definirá se o objeto irá deslizar para cima, ou para baixo, ou ainda se permanecerá em repouso sobre o plano.

No equilíbrio, negligenciando-se as forças de atrito, teremos: F = m.g.senθ e N = m.g.cosθ .

Acredita-se que os egípcios tenham construído sua pirâmide usando o plano inclinado, no modo de uma rampa. Acontece que os blocos das pirâmides possuíam grandes pesos em vários newtons e seria muito difícil, por exemplo, para os egípcios levarem esses blocos para o topo das pirâmides sem usar essas rampas. Mas isto ainda é um mistério, pois a rampa teria que ser muito comprida para que fosse possível os egípcios transportarem esses blocos até o topo da pirâmide.

  Este artigo sobre mecânica clássica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Plano_inclinado&oldid=58271114"

Encontro Digital 01/11/2018 15:40 - Atualizado em 01/11/2018 14:51

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada
- Foto: PixabayUm grupo de cientistas do Instituto Francês de Arqueologia Oriental, da cidade do Cairo, no Egito, e da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriu um equipamento que pode ter sido usado pelos antigos egípcios na construção das pirâmides. A informação foi divulgada pelo site americano Science Alert, especialista em notícias científicas.O achado se deu numa das pedreiras próxima a Luxor, onde os egípcios exploravam alabastro (tipo de pedra à base de carbonato de cálcio). Arqueólogos encontraram vestígios do "aparelho" numa rampa que poderia ter sido usada para levantar grandes cargas.A idade aproximada da descoberta é de aproximadamente 4,5 mil anos.No centro da construção se situava uma plataforma inclinada, cujos lados possuíam escadas e aberturas, onde podiam ser encaixadas colunas de madeira, em torno das quais se enrolavam cordas. Posteriormente, os blocos, que pesavam muitas toneladas, eram fixadas num "trenó" de madeira. Depois disso, os construtores puxavam as cordas e deslocavam os blocos pela plataforma, que tinha um ângulo de 20º.Anteriormente, os cientistas já pressupunham a existência de tais estruturas, porém, esta é a primeira vez que uma delas é descoberta.Vale lembrar que as pirâmides egípcias são consideradas umas das construções de pedra mais antigas no mundo. A maior parte delas foi projetada como tumbas para faraós.As mais conhecidas ficam nos arredores de Cairo, capital egípcia, em Gizé. A maior delas é a Pirâmide de Quéops – a única das sete maravilhas do mundo que restou no planeta até agora.

(com Agência Brasil).

1) Quando um objeto é apoiado sobre o plano inclinado, a força peso que o puxa em direção ao centro da Terra é dividida em duas componentes, chamadas de Px e Py, distribuídas ao longo das direções horizontal e vertical. Dessa maneira, torna-se: A) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é menor do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical. B) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é maior do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical. C) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é a mesma do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical. D) mais fácil elevar um objeto pesado ao longo do plano inclinado, pois a força que precisa ser aplicada ao corpo é indiferente, maior ou menor do que na situação em que se eleva esse corpo a uma certa altura, movendo-se exclusivamente na direção vertical.

Resposta A

2) Apesar da força necessária para elevar um corpo sobre um plano inclinado ser menor do que a força para elevá-lo verticalmente, a energia consumida é:

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada

A) menor, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta. B) maior, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta C) a mesma, uma vez que a distância a ser percorrida também aumenta. D) menor, uma vez que a distância a ser percorrida também diminui.

Resposta C

3) A imagem abaixo é um exemplo de plano inclinado do tipo:

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada

A) cunha. B) parafuso. C) rampa. D) nenhuma.

Resposta A

4) A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada:

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada

A) Alavanca. B) Engrenagem. C) Roldana. D) Plano inclinado.

Resposta D

5) João é josé estão resolvendo como carregar um carrinho de mudanças. João quer usar uma rampa bem comprida e pouco inclinada para empurrar os móveis para dentro do caminhão. José quer uma rampa mais curta, fazendo um ângulo maior com o chão. Em que situação a força utilizada será menor? A) Na situação indicada por josé a força será menor. B) Na situação indicada por João a força será menor. C) Nas duas situações, na de João e de josé as forças serão iguais. D) Na situação indicada por josé a força será menor além do consumo de energia também menor.

Resposta B

6) Relacione o tipo de máquina simples com o seu exemplo: l- engrenagem. ll- alavanca. lll- roldana. lV- plano inclinado. (     ) escorregador. (     ) roda com sulco. (     ) tesoura.(     ) roda dentada. A relação correta de cima para baixo é; A) lV, lll, ll, l. B) lll, ll, l, lV C) lV, l, ll, lll. D) ll, lll, lV, l.

Resposta A

7) O pedal de uma bicicleta movimenta uma roda cheia de dentes. Essa roda movimenta uma corrente, e essa corrente movimenta a roda de três, fazendo a bicicleta andar. Rodas ligadas a outras por dentes, correntes ou correias são chamadas:

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada

A) roldanas. B) rodas. C) engrenagens. D) alavancas.

Resposta C

8) A medida que aumenta o número de roldanas:

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada


A) aumenta também o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.

B) diminui também o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.

C) continua igual o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.

D) pode aumentar ou diminuir o comprimento do pedaço de corda que vai ter que ser puxado.

Resposta: A

9) Em regiões montanhosas, as estradas em ziguezague, cheias de curvas, funcionam como um tipo de máquina simples. Assinale a alternativa que representa essa máquina simples: A) alavancas. B) engrenagens. C) roldanas. D) plano inclinado.

Resposta D, plano inclinado.


10) Sobre as máquinas simples procure no caça palavras (roldana, plano inclinado, engrenagem, alavanca, polia, potente, resistente, apoio, interfixa, trabalho, força, roda, corda, corrente).

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada


Resposta pessoal:

A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada