Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças
Por: Ingrid da Silva Dias

Matéria escrita para a disciplina “Tópicos de Divulgação Cientifica” do programa de pós-graduação em Ciências (Microbiologia) do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes

A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. Ele usou este pequeno equipamento criado por ele para observar pequenos seres, em amostras de solo, rio, saliva e fezes, dos quais ele nomeou como “animálculos”. Neste mesmo ano Leeuwenhoek, escreveu diversas cartas para a Sociedade real inglesa descrevendo os seres que ele via através de seu pequeno microscópio. Foram essas cartas que deram início a Microbiologia, afinal, foram elas que permitiram que a sociedade tomasse conhecimento da existência de pequenos seres microscópicos.

A descoberta de Leeuwenhoek, fez com que surgisse duas teorias controversas; a teoria da abiogênese (geração espontânea), onde os cientistas que defendiam esta teoria acreditavam que os “animálculos” se originavam da composição de plantas e tecidos de diversos animais. E a teoria da biogênese que era muito defendida pelo cientista francês Louis Pasteur, que através de 2 experimentos conseguiu demonstrar a impossibilidade da geração espontânea. Em seu primeiro experimento ele pegou diversos frascos e encheu com caldo de carne e ferveu, depois deixou os frascos abertos para que esfriassem. Em poucos dias Pasteur observou que os todos os frascos tinham sido contaminados, com micróbios e os frascos que ele manteve fechados, após terem sido fervidos, estavam livres de contaminação. Com tudo isso o Pasteur chegou à conclusão de que os micróbios estavam presentes no ar e eram os responsáveis pela contaminação. No segundo experimento, colocou meio de cultura em frascos com pescoço em forma de S, e ele procedeu da mesma forma que já havia realizado no experimento anterior, ferveu os frascos e os deixou esfriar, depois de meses esperando Pasteur não observou nenhuma forma de vida e Pasteur concluiu que o pescoço em forma S, impedia que qualquer micróbio que estivesse presente no ar entrasse em contato com o meio.

Os experimentos de Pasteur comprovaram que os micróbios não podem surgir de matéria não viva.

Louis Pasteur contribuiu muito com o avanço da Microbiologia, pois, se destacava em diversos trabalhos e criava diversas teorias: Teoria microbiana da fermentação, Pasteur explicou o porquê acontecia a contaminação por álcool durante o processo de fermentação, ele descobriu a presença de diversos micróbios, denominados leveduras, que utilizavam o açúcar presente nas frutas e os convertiam em álcool na ausência de oxigênio. Já na presença do oxigênio o azedamento das bebidas se dá pela presença de micróbios diferentes, que transformam o álcool em ácido acético, vulgarmente conhecido como vinagre. Como forma de solucionar este problema que afligia os comerciantes e produtores de vinhos; Pasteur aqueceu essas bebidas o tempo suficiente para matar esses micróbios, que ocasionavam o problema e este processo recebeu o nome de seu criador Pasteurização.

Após Pasteur ter descoberto o processo de fermentação e quem era o responsável, alguns cientistas alertaram a sociedade, da possibilidade dos micróbios terem relação com doenças que ocorriam em animais e seres humanos e esta teoria foi denominada Teoria microbiana da doença.

A sociedade tinha dificuldade de compreender e entender a teoria microbiana da doença, pois, muitos na época acreditavam que as doenças eram uma forma de Deus os punir contra os seus pecados.

No ano de 1860 surgiu, Joseph Lister um médico inglês nascido ano de 1827, que compartilhava os mesmos pensamentos de Pasteur e acreditava que os micróbios que estavam presentes no ar, eram os responsáveis pelos mais diversos processos infecciosos. Lister, então voltou à sua atenção para a criação de um método de desinfecção do campo operatório e propôs que durante a realização da cirurgia fosse vaporizado ácido fênico, sobre a região que fosse ser realizado o ato cirúrgico. Este método foi realizado pela primeira vez no ano de 1865, durante a operação de um menino que tinha sofrido uma fratura exposta. Após a adoção deste método por diversos profissionais da saúde diminuiu muito o número de mortes por infecção pós-operatória.

Onze anos após a adoção do método de Lister, mas, precisamente no ano de 1876, um médico alemão chamado Robert Koch, finalmente conseguiu relacionar os micróbios com as doenças. Neste mesmo ano surgiu os quatros postulados de Koch: Primeiro postulado, dizia que todos os micróbios deveriam estar presentes em todos doentes; foi o que Koch chamou de interação patógeno-hospedeiro; segundo postulado, os micróbios deveriam ter suas características registradas, sendo isolados em meio de cultura nutritivo, que permitam o seu crescimento (isolamento do patógeno); terceiro postulado, o micróbio isolado, quando inoculados em plantas sadias, devem causar doença nas mesmas (inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas) e quarto e último postulado, os micróbios deveriam ser isoladas anteriormente e apresentar as mesmas características já descritas anteriormente (reisolamento do patógeno).

Alexander Fleming, médico e bacteriologista escocês, se preocupava muito com os problemas da Microbiologia e vivia em seu laboratório estudando os trabalhos de outros médicos e tratava graves ferimentos com antisséptico de sua escolha, e observou que o ácido fênico utilizado por Lister, afetavam mais os glóbulos brancos, do que os próprios micróbios. Então Fleming, passou a utilizar salmouras afim de atrair os glóbulos brancos; ele acreditava que as defesas do organismo deveriam receber uma atenção maior e com um experimento realizado, no qual ele cultivou diversos micróbios, afim de se testar diversos antissépticos e seus modos de ação. Em um dos seus experimentos realizado no ano de 1928, mais precisamente com Estafilococos, percebeu que uma de suas placas havia crescido um fungo e que em volta deste fungo o micróbio não crescia. Fleming decidiu estudar um pouco mais esse fungo e ao examiná-lo cuidadosamente, conseguiu descrevê-lo e distingui-lo como Penicilium, e observou que o fungo produzia uma substância e que esta poderia ser tratada, isolada e filtrada e que detinha o crescimento de diversos micróbios nas placas.Fleming reproduziu o experimento diversas vezes e observou que a substância produzida pelo fungo era capaz de inibir o crescimento de micróbios que causavam doenças, e por esta substância ter sido isolada do fungo Penicilium, recebeu o nome de Penicilina.

A Microbiologia é uma ciência, que tem uma grande importância se a considerarmos como ciência aplicada e podemos destacar a sua participação em diversos processos industriais, produção de alimentos, controle de pragas, controle de qualidade de alimentos, produção de antibióticos, hormônios, enzimas, e despoluição  entre outras aplicações

Bibliografia Utilizada:

Fonte:http://www.infoescola.com/biografias/alexander-fleming/      file:///E:/Material%20para%20a%20mat%E9ria%20do%20portal%20da%20micro/Biblioteca%20Virtual%20Adolpho%20Lutz.html

file:///E:/Material%20para%20a%20mat%E9ria%20do%20portal%20da%20micro/Teoria%20microbiana%20das%20doen%E7as_%20a%20grande%20virada%20no%20conhecimento.html

http://educacao.uol.com.br/biografias/joseph-lister.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Postulados_de_Koch

Jornal Brasileiro de Patologia Médica Laboratorial- Antony Van Leeuwenhoek-Inventor do Microscópio, volume 45, n.2,2009.

Jornal Brasileiro de Patologia Médica Laboratorial-Alexander Fleming e a descoberta da penicilina,volume45,n.5,2009.

file:///E:/Material%20para%20a%20mat%E9ria%20do%20portal%20da%20micro/Os%20experimentos%20de%20Pasteur%20-%20S%F3%20Biologia.html

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/16899/importancia-da-Microbiologia

01. (UFERSA) Responda esta questão com base no calendário abaixo, que representa a história da Terra, desde o seu surgimento até os dias de hoje, descrita numa escala hipotética de 12 meses.

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

Considerando o surgimento da vida no nosso Planeta, nesse calendário, a vida teria iniciado no mês de:

a) Março.

b) Junho.

c) Agosto.

d) Dezembro.

02. (UNEAL) Analisando-se o gráfico abaixo que mostra a variação do nível de oxigênio na atmosfera terrestre em função do tempo em bilhões de anos, é correto afirmar:

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

01. Os seres multicelulares demoraram cerca de 1 bilhão de anos para se formar, o que mostra a dificuldade da organização celular parcialmente possibilitada pelo metabolismo anaeróbio.

02. O evento 1, ocorrido por volta do primeiro bilhão de anos, representa o aparecimento das primeiras células eucariontes autotróficas com as primeiras liberações de O2.

03. O O2 atmosférico necessário para o surgimento dos organismos unicelulares só se torna disponível cerca de 3 bilhões de anos depois, devido à absorção do oxigênio.

04. O estabelecimento dos organismos eucariotos fotossintetizantes foi possibilitado pela formação da organela celular cloroplasto.

05. O surgimento da organela celular mitocôndria nos organismos eucariotos aeróbicos foi um marco no evento 1.

Soma das alternativas corretas

03. (CEUB)

EQUIPE CAÇA “BACTÉRIAS MARCIANAS” EM CAVERNA

“Cinco pesquisadores, incluindo três da agência espacial norte-americana, passaram uma semana recolhendo bactérias dentro de uma caverna nos EUA. Eles esperam que as bactérias da caverna Lechuguila, no Novo México (Sul dos EUA) sejam semelhantes às que podem ter vivido ou estar vivendo em Marte. Essa foi a primeira vez que conseguimos microrganismos de um ambiente tão profundo na Terra. Se existe vida em Marte, ela também está no fundo do planeta, disse Chris McKay, cientista da NASA. A Caverna Lechuguila, localizada a 288 Km a noroeste da cidade de El Paso, foi examinada numa extensão de 112 Km. Os pesquisadores chegaram a uma profundidade de 447 metros. Os cientistas afirmam que as bactérias retiram energia do enxofre e do ferro, dois dos principais constituintes do solo de Marte.”

(Transcrito do jornal “Folha de S. Paulo” de 20.04.94)

A partir das informações do texto, pode-se afirmar que as bactérias da caverna Lechuguila realizam:

a) Respiração anaeróbica.

b) Respiração aeróbica.

c) Fotossíntese bacteriana.

d) Fermentação sulfúrica.

e) Quimiossíntese.

04. De acordo com a hipótese heterotrófica, o desenvolvimento dos seres vivos se deu lentamente, a partir de moléculas progressivamente mais complexas que poderiam ter surgido há mais de 3,5 bilhões de anos, por causa das condições da atmosfera primitiva. De acordo com essa hipótese, os seres heterótrofos antecederam os autótrofos. Das alternativas abaixo, qual não representa uma possível consequência do surgimento dos primitivos seres autótrofos?

a) A reposição da matéria orgânica no ambiente, que vinha sendo consumida pelos seres heterótrofos.

b) O surgimento dos seres anaeróbios, pelo intenso consumo do oxigênio atmosférico.

c) O aumento na dispersão dos seres vivos, com ocupação de ambientes antes inexplorados.

d) Alterações na composição do ar atmosférico.

e) Aproveitamento mais eficiente da energia contida nas moléculas orgânicas, pela possibilidade de surgimento de formas de oxidação biológicas diferentes da fermentação.

05. (UPE) Você foi convidado(a), como monitor(a) em uma aula de Ciências, para opinar sobre a relação entre algumas figuras de experimentos acerca da origem da vida na Terra e as afirmativas relacionadas a estas. Observe as figuras a seguir:

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

Analise as seguintes afirmativas:

I. No experimento 1, Pasteur usou recipientes com animais mortos. Manteve alguns fechados com gaze e outros abertos e demonstrou que as larvas nasciam dos ovos depositados por moscas, comprovando a abiogênese.

II. No experimento 2, Spallanzani realizou experimentos com um caldo aquecido colocado em frascos pescoço de cisne, provando que os vermes só surgiam após a quebra do gargalo e quando o caldo ficasse em contato com o ar.

III. No experimento 3, Miller e Urey simularam a atmosfera primitiva e obtiveram aminoácidos e algumas moléculas orgânicas simples com base em compostos inorgânicos.

IV. Os experimentos 1 e 2 se referem à teoria da biogênese, enquanto o experimento 3 se relaciona com a da evolução molecular.

Estão corretas

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, II e IV.

d) II e III.

e) III e IV.

06. (UPE) Leia o texto a seguir:

“…Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças e seus preceitos antissépticos, suas vacinas e seu tratamento inovador contra a raiva (que salvou vidas que, do contrário, estariam perdidas), Pasteur não só revolucionou a medicina como se tornou um benfeitor da humanidade. Foi ele, ainda, o principal responsável pela refutação definitiva da teoria da geração espontânea…”

Fonte: Silva, Elias O. Conversando sobre Ciência. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2013. 299p. Adaptado.

Assinale a alternativa que aponta qual experimento e sua respectiva conclusão foram responsáveis pela oposição e refutação da geração espontânea.

a) O experimento com balões do tipo pescoço de cisne mostrou que um líquido fervido mantém a “força vital”. Nesse caso, as gotículas de água acumuladas nesse pescoço retêm os micróbios contidos no ar atmosférico que penetram no balão.

b) O experimento com balões do tipo pescoço de cisne mostrou que um líquido fervido perde a “força vital”, pois, quando o pescoço do balão é quebrado, após a fervura desse líquido, surgem seres vivos.

c) O experimento com balões de vidro fechados com rolhas mostrou que um líquido fervido está isolado do ar atmosférico. Nesse caso, um líquido fervido não perde a “força vital”, sendo responsável pelo surgimento de novas formas vivas.

d) O experimento com balões de vidro hermeticamente fechados mostrou que um líquido fervido, por duas vezes, destrói a “força vital” e torna o ar desfavorável ao aparecimento de vida.

e) O experimento com balões de vidro com gargalos derretidos no fogo mostrou que um líquido fervido por muito tempo mantém a “força vital”, reestabelecida pela entrada de ar fresco, mas torna o ar desfavorável ao aparecimento de vida.

07. (PUC-RS)

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

O aparelho cuja montagem é representada acima permitiu verificar a possibilidade da origem de aminoácidos a partir:

a) Da atmosfera rica em oxigênio que existiu no início do nosso planeta.

b) De descargas elétricas em um meio muito rico em compostos orgânicos.

c) Da atmosfera atual que envolve o nosso planeta.

d) Da chamada atmosfera primitiva que envolvia o nosso planeta em seus primórdios.

e) De descargas elétricas em um meio rico em gás carbônico e etano.

08. (UFAM) Analise as afirmativas a seguir em relação à origem da vida em nosso planeta:

I. Louis Pasteur comprovou de forma elegante a veracidade da abiogênese sobre a biogênese.

II. Os experimentos de Sidney W. Fox e Aleksandr Oparin demonstraram que os protobiontes poderiam ter se formado “espontaneamente” na Terra primitiva.

III. As simulações em laboratório das condições da atmosfera primitiva da Terra feitas por Stanley Miller e Harold Urey resultaram na síntese de polímeros orgânicos complexos.

IV. A Terra primitiva, em torno de 3 bilhões de anos atrás, diferia da atual por bloquear totalmente a penetração da radiação ultravioleta.

V. Duas características fundamentais da molécula de RNA lhe atribuem o posto de “primeira molécula informacional”: atributos genéticos e atividade catalítica.

VI. Visto que os experimentos de Stanley Miller e Harold Urey demonstraram que é possível a síntese abiótica de moléculas orgânicas, então as ideias propostas pela hipótese da “geração espontânea” são verdadeiras, assim como estavam corretas as conclusões de cientistas do passado como J. B. Van Helmont e John Needham.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

b) Somente as afirmativas II e V estão corretas.

c) Somente as afirmativas V e VI estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão incorretas.

09. (UECE) Nova bactéria revoluciona conceito de vida. “A definição de vida ficou mais complexa depois que a NASA (Agência Espacial dos EUA) e a revista Science anunciaram a descoberta de um microrganismo capaz de se desenvolver e se reproduzir utilizando arsênio, um elemento químico tóxico para a maioria dos seres vivos. Para além de ter mudado a compreensão sobre a vida na Terra, a descoberta também expande o horizonte para a busca de vida extraterrestre.”

Fonte: http://noticias.universia.pt/ciencia-tecnologia/noticia/2010/12/06/757438/nova-bacteria-revoluciona-conceito vida.html

A descoberta dessa bactéria foi uma revolução no mundo científico porque:

a) Até esse momento todas as formas de vida conhecidas dependiam apenas de carbono para construir as moléculas que compõem seus corpos, mas agora o arsênio também entra na lista de substâncias orgânicas.

b) Com ela a teoria de que todos os seres vivos descendem de um ancestral comum fica comprometida.

c) As bactérias passarão a ser utilizadas como inseticidas vivos não prejudiciais ao meio ambiente.

d) Comprova a existência de vida extraterrestre, pois grande quantidade de arsênio tem sido encontrada na maioria dos planetas.

10. (UPE) Em uma gincana de Biologia, você concorre a uma vaga para representar Pernambuco na etapa nacional. O ponto sorteado foi Origem da vida. Você e seu adversário receberam cartas de um jogo, relacionadas às hipóteses: (1) autotrófica e (2) heterotrófica. Observe as cartas a seguir:

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

Vence aquele que inter-relacionar as cartas, montando uma sequência coerente com uma dessas duas hipóteses, associando as afirmações das colunas 1 e 2.

Coluna 1

I. Autotrófica, pois a carta 3 traz a definição dos seres autótrofos, seguida da carta 5 representando a quimiossíntese, que antecede o processo de fermentação mostrado na carta 2.

II. Autotrófica, pois a carta 5 representa a fotossíntese, que antecede a carta 3 por trazer a definição dos seres heterótrofos relacionados aos processos de fermentação e respiração, mostrados na carta 2.

III. Heterotrófica, pois as cartas 2 e 3 iniciam tratando de fermentação e, consequentemente, antecedem os processos de fotossíntese e respiração, representados, respectivamente, nas cartas 5 e 2.

Coluna 2

A. A carta 2 pode ser relacionada às cartas 4 e 1 associadas, respectivamente, à fotossíntese e à respiração.

B. A carta 2 pode ser relacionada às cartas 4 e 1 associadas, respectivamente, à quimiossíntese e à fermentação.

Estão corretas as associações:

a) I e A.

b) I e B.

c) II e A.

d) III e A.

e) III e B.

11. (FATEC) Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teria ocorrido a síntese proteica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos:

a) Heterótrofos anaeróbicos → autótrofos → heterótrofos aeróbicos.

b) Heterótrofos anaeróbicos → heterótrofos aeróbicos → autótrofos.

c) Heterótrofos aeróbicos → autótrofos → heterótrofos anaeróbicos.

d) Autótrofos → heterótrofos anaeróbicos → heterótrofos aeróbicos.

e) Autótrofos → heterótrofos aeróbicos → heterótrofos anaeróbicos.

12. (PUC-GO) O Texto abaixo faz referência a “populações primitivas”.

— Desculpe-me, Prof. Ventrilli; mas são justamente os cantos de guerra que levantam as massas. São eles que entram na alma do povo. A música de guerra e a música folclórica, que exprime o sentimento do homem. Do homem sem pátria, do homem-humanidade, digamos. O homem universal, sem restrições de interesses personalíssimos e sem inibições naturais de pátria, religião, família… Não a música clássica que apenas revela a alma de um artista. O sentimento de um homem. E, só excepcionalmente as reações desse artista, desse homem, são as reações de toda uma nação. A música que se batizou de clássica é música para minoria, uma elite. Música para ouvidos educados e não para o coração virgem do homem do povo. Por isso lhe dá sono. A música folclórica, ao contrário, logo que penetra no tímpano, ecoa na alma. Na primeira audição. Seja o folclore argentino ouvido por um dos nossos sertanejos… Sejam as canções do mujique entrando nos ouvidos dos selvagens da América. O aboio das nossas vaquejadas, o fado nostálgico do lusitano, a música quente das castanholas e os rufos bárbaros das populações primitivas. Eis sons que só não agradam àqueles cuja educação incompleta os proíbe de as apreciar. Música de âmago para íntimo. Eu concebo, Professor, a música como a primeira das artes. Mas essa música que a gente sente logo, nao a que a gente tem que entender para sentir. Penso mesmo que amanhã só esses raros trechos da música de Chopin, Mozart, Beethoven, Haydn, Tchaikowsky serão ouvidos. Assim mesmo adulterados, com ritmos diferentes, adaptados ao sentimento imutável do povo. Ca no Brasil, as nossas grandes figuras cederão a batuta para um Zequinha de Abreu, um Catulo. […] E bom que se destrua o que separa os homens. Busquemos só a música que se faz anônima no uso do povo. Música que se situara no meio, entre os tangos, rumbas, sambas, fados de um lado e do outro as sinfonias, as ouvertures pomposas, os prelúdios e as finales barulhentas: que esta seja a música do futuro, Prof. Ventrilli!…

[…]

O ideal seria o povo elevar-se até à compreensão da música dos clássicos. O sentimento se educa. Música imortal tem tanto do sentimento do homem, da humanidade, como os aboios tradicionais.

[…]

(LEÃO, Ursulino. Maya. 2. ed. Goiânia: Kelps, 1975. p. 91-93.)

Considerando os estudos sobre a origem da vida, nos deparamos com uma ciência multidisciplinar, que abrange, além da Biologia e da Química, conhecimentos da Astronomia, da Geologia e da Física. Com base nessa temática, origem da vida, analise cuidadosamente os itens a seguir:

I. Dentre os elementos químicos envolvidos no processo, destacam-se apenas o carbono e o hidrogênio, responsáveis pelos elementos orgânicos geradores da vida.

II. Os ácidos nucleicos estão relacionados não só com a criação, mas também com a preservação da variabilidade entre os organismos.

III. Louis Pasteur, através de seus experimentos, teve grande influência como marco inicial no questionamento cientifico moderno a respeito da origem da vida, contribuindo para reforçar a hipótese da biogênese.

De acordo com os itens analisados, marque a alternativa que contém apenas proposições corretas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I e III.

d) II e III.

13. (UPE) A essência da atual hipótese sobre a origem da vida foi formulada pelo cientista russo ….. na década de 20. Em 1953 ….. utilizou o aparelho abaixo obtendo entre outras substâncias orgânicas ….., a partir de metano, amônia, vapor de água, hidrogênio e descargas elétricas.

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças

Preencha as lacunas utilizando uma das alternativas abaixo:

a) Fox, Oparin, proteínas.

b) Darwin, Oparin, carboidratos.

c) Lamarck, Fox, aminoácidos.

d) Miller, Oparin, proteínas.

e) Oparin, Miller, aminoácidos.

14. (UEM) Sobre a origem da vida, segundo a Biologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. A vida na Terra teve início com o surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.

02. A panspermia sustenta que compostos orgânicos simples podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos da Terra.

04. Um dos primeiros cientistas a formular ideias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, estudioso que produziu aminoácidos.

08. Atualmente a Ciência admite duas hipóteses sobre a origem da vida: a origem extraterrestre e a origem por evolução química.

16. A abiogênese foi contestada por Needham e Joblot por meio dos famosos caldos nutritivos preparados à base de carne.

Soma das alternativas corretas:

15. (UPE) Desde a antiga Grécia se discute a origem da vida no Planeta Terra. Recentemente a descoberta de fontes frias das profundezas oceânicas tem estimulado os cientistas a desvendarem a evolução do metabolismo energético nos seres vivos. Apesar de os organismos marinhos associados serem similares, em suas funções ecológicas, aos de fontes hidrotermais, as temperaturas oscilam entre 2 e 3ºC, semelhantes às observadas nas profundezas oceânicas. Entretanto, essas fontes localizadas no assoalho emanam gás sulfídrico e metano. Comunidades inteiras de organismos, independentemente da luz, desenvolvem-se nessas fontes e em torno delas.

(Fonte: Conecte Bio 1 – Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Editora Saraiva, 2011. Adaptado.)

Assinale a alternativa que indica a hipótese para a qual a descoberta desses ambientes tem trazido suporte.

a) Heterotrófica; a maior parte da comunidade de organismos independentes realiza quimiossíntese, mesmo com ausência da luz.

b) Autotrófica, pois os organismos marinhos associados realizam processos similares à fermentação, gerando energia suficiente para suas funções vitais.

c) Heterotrófica, pois os organismos marinhos associados são estruturalmente muito simples e necessitam de um ambiente nutritivo.

d) Autotrófica, pois a maior parte dos organismos independentes é sustentada por relações simbióticas, com bactérias autotróficas quimiossintetizantes.

e) Autotrófica, pois a liberação dos gases sulfídrico e metano acelera o processo fotossintetizante da comunidade de organismos independentes.

16. (UECE) Sabe-se que a presença do oxigênio livre na atmosfera se deve à ação fotossintética dos seres vivos. Inicialmente, o oxigênio foi liberado graças ao surgimento de seres do tipo:

a) Bactérias.

b) Cianobactérias.

c) Algas.

d) Plantas.

17. A origem de seres vivos na Terra tem sido um grande desafio para a ciência, pois as explicações mencionam apenas hipóteses e teorias. Leia com atenção as etapas sobre a origem da vida no nosso planeta, de acordo com a hipótese heterotrófica.

I. Aparecimento de substâncias orgânicas, entre as quais os aminoácidos.

II. Ocorrência de fotossíntese.

III. Coacervarão.

IV. Ocorrência de fermentação.

V. Controle pelo ácido nucleico (autoduplicação).

VI. Ocorrência de respiração aeróbica.

VII. Ação de descargas elétricas e radiação ultravioleta sobre os gases da atmosfera primitiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de etapas mais aceita hoje.

a) VII, III, I, V, VI, IV e II.

b) VII, I, III, V, II, IV e VI.

c) VII, III, I, VI, IV, II e V.

d) VII, I, III, V, VI, IV e II.

e) VII, I, III, IV, V, II e VI.

18. (UEL) De acordo com a hipótese heterotrófica, o primeiro ser vivo do planeta Terra obtinha energia para seu metabolismo por meio de um processo adequado às condições existentes na atmosfera primitiva. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sequência ordenada dos processos energéticos, desde o surgimento do primeiro ser vivo do planeta.

a) Fotossíntese, respiração aeróbia e fermentação.

b) Respiração aeróbia, fermentação e fotossíntese.

c) Respiração aeróbia, fotossíntese e fermentação.

d) Fermentação, fotossíntese e respiração aeróbia.

e) Fermentação, respiração aeróbia e fotossíntese.

19. (UPE) O questionamento científico a respeito da origem da vida iniciou-se com experimentos sobre a formação de organismos vivos, a partir da matéria inanimada (geração espontânea). As ideias evoluíram derrubando essa hipótese, e outras foram desenvolvidas. Em relação às principais hipóteses sobre a origem da vida, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1a COLUNA

1. Heterotrofismo.

2. Autotrofismo.

3. Abiogênese.

4. Panspermia.

5. Fotossíntese.

2a COLUNA

( ) Para sobreviverem e se desenvolverem num ambiente primordial, os organismos primitivos necessitavam sintetizar seus próprios nutrientes.

(  ) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou, então, pela poeira espacial.

( ) Para sobreviverem e se desenvolverem num ambiente primordial, os organismos primitivos necessitavam de uma fonte externa de compostos orgânicos.

( ) Produção de alimento a partir de substâncias inorgânicas simples, utilizando-se da energia radiante (luminosa). Foi um passo importante e decisivo na história da vida na Terra.

( ) Até meados do século XIX, os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados, espontaneamente, do corpo de cadáveres em decomposição.

Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.

a) 2, 4, 1, 5, 3.

b) 2, 3, 4, 5, 1.

c) 5, 2, 1, 4, 3.

d) 5, 4, 3, 2, 1.

d) 4, 2, 1, 5, 3.

20. (UECE) Spallazani (1729-1799) aqueceu caldos nutritivos em recipientes hermeticamente fechados para demonstrar que a vida dos micróbios não era gerada espontaneamente, já que Needham (1713-1781) havia realizado, alguns anos antes, experimentos desta natureza, nos quais os caldos ficavam repletos de germes, poucos dias depois. Spallazani concluiu que o tempo de aquecimento utilizado por Needham não tinha sido suficiente para eliminar todas as formas de vida do meio. Os argumentos de Spallazani não convenceram Needham. Este respondeu que a fervura por tempo muito prolongado destruía a força vital, um misterioso princípio inerente à vida que devia existir no caldo. Os experimentos de Spallazani, apesar de naquela época não terem convencido os adeptos da teoria da abiogênese, foi muito importante por possibilitar o desenvolvimento da indústria de ___________________, por ter evidenciado o processo de _______________________. A opção que apresenta os termos que preenchem na ordem e corretamente as lacunas do enunciado, é:

a) refrigerantes – aromatização artificial.

b) laticínios – pasteurização.

c) enlatados – esterilização.

d) bebidas – fermentação.

Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças