Critérios do IBGE para regionalizar o Brasil

O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Veja o processo brasileiro de regionalização:

1913

Critérios do IBGE para regionalizar o Brasil

Divisão regional de 1913

A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

1940

Em 1940, o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.

1945

Critérios do IBGE para regionalizar o Brasil

Divisão regional de 1945

Conforme a divisão regional de 1945, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porã). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

1950

Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu foram extintos e os estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste. Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro formavam a região Leste. Em 1960, Brasília foi criada e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido do Sudeste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre tornou-se estado autônomo e o território de Rio Branco ganhou o nome de Roraima.

1970


Em 1970, o Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

Critérios do IBGE para regionalizar o Brasil

Divisão regional atual

1990
Com as mudanças da Constituição de 1988, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado a Pernambuco.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.

Qual o critério utilizado nessa Regionalizaçao?

Resposta. A) O critério usado para a regionalização presente na imagem é o critério econômico. A regionalização socioeconômica é uma forma de regionalizar a área considerando determinado aspectos como o nível de desenvolvimento no que se refere ao âmbito do capitalismo.

Quais são os critérios do IBGE?

Os critérios utilizados pelo IBGE para dividir o Brasil em regiões de inicio eram os aspectos fisícos como o clima, relevo e as caracteristicas naturais, mas com passar do tempo outros fatores passaram a ser considerados como as ações econômicas do homem suas interações sociais e o modo de vida da população.

Qual foi o critério utilizado nessa regionalização?

Resposta: A regionalização pelo IBGE admitiu critérios econômicos e naturais, dividindo as regiões brasileiras por possuírem aspectos de rios, matas, formações ecológicas em comum e atividades econômicas comuns também.

Qual o critério utilizado na regionalização Norte e Sul?

Os critérios foram utilizados para a divisão norte e sul do planeta é principalmente ligado ao aspecto econômico e desenvolvimento dos países, onde criou-se a ideia de que países ao Norte são desenvolvidos.

Qual o critério utilizado nessa regionalização existe uma relação entre a localização geográfica e o critério utilizado no mapa da regionalização Norte e Sul justifique?

Resposta. Resposta: Diante da localização geográfica,os que ficam acima da linha do Equador são considerados do Norte e os que ficam no Sul. De acordo com a regionalização,os do Norte são os mais desenvolvidos e os do Sul, os menos (subdesenvolvidos).

Quais critérios o IBGE utilizou para a proposição de sua regionalização?

Além da proximidade territorial, o IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil".

Quais são as diferenças entre os critérios utilizados pelo IBGE para realizar sua primeira regionalização em 1940 e os utilizados atualmente?

Resposta: É que em 1940 os critérios utilizados para fazê-los foram físicos e atualmente são feitos na base da tecnologia .

Quais são os critérios utilizados para o desenvolvimento desta compreensão de divisão regional?

Resposta. Essa proposta de divisão regional do Brasil surgiu para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados foram apenas os elementos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental e Meridional.

Quais são os critérios utilizados para dividir os períodos históricos?

Resposta: O período anterior ao invento da escrita é conhecido como Pré-História, e utiliza-se o critério de material das ferramentas utilizadas pelo homem para divisão desses períodos, que são divididos em: neolítico, paleolítico, mesolítico e Idade dos Metais.

Qual a importância da divisão regional?

Divisão regional é a divisão do espaço geográfico baseado em um conjunto de elementos, entre eles, culturais, naturais, políticos e/ou econômicos. Sua importância se dá para facilitação de análises e estudos do espaço geográfico.

Em que consiste a regionalização do Brasil e quais as finalidades segundo o IBGE?

O que é A Divisão Regional do Brasil consiste no agrupamento de Estados e Municípios em regiões com a finalidade de atualizar o conhecimento regional do País e viabilizar a definição de uma base territorial para fins de levantamento e divulgação de dados estatísticos.

Qual o objetivo da regionalização do IBGE?

A regionalização do país tem o objetivo de facilitar os estudos demográficos e trabalhos com indicadores sociais.

Como o Brasil pode ser regionalizado segundo o IBGE?

Resposta. R=Segundo o IBGE, o território brasileiro está regionalizado em cinco Grandes Regiões, também chamadas de macrorregiões.

Como o território brasileiro pode ser regionalizado?

Resposta: 1°. A maneira mais tradicional de se regionalizar o espaço geográfico: A Divisão por Continentes! ... A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Onde o Brasil está regionalizado?

O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além disso, o país também é regionalizado em três macrorregiões econômicas: Centro-Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás), Nordeste (Bahia, ...

O que é regionalizar o espaço geográfico?

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.

Como o espaço geográfico pode ser?

O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem. É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros. Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia.

Como espaço geográfico pode ser?

Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.