O que estudar para prova de bolsa de cursinho etapa

Olá, leitor!

Em tempos de crises financeiras que tanto perturbam nossas realizações pessoais, concorrer a bolsas de estudos é o caminho ideal para quem pretende continuar estudando, seja para graduar-se, fazer uma pós ou mestrado, no Brasil ou no exterior.

Se este é o seu caso, saiba neste esse artigo o que cai em prova de bolsa de estudo e como estudar. Antes de mais nada, se você ainda não sabe onde conseguir bolsas, seguem alguns artigos que escrevemos sobre o assunto:

  • Bolsa de Mestrado
  • Bolsa de graduação
  • Bolsa para universidade privada

Escolhida a bolsa pela qual deseja tentar, vamos aos estudos. A seguir as informações que precisa saber sobre o que estudar. Confira!

O Enem é um processo seletivo direcionado ao estudante que concluiu o ensino médio e que queira ter acesso ao ensino superior com isenção total ou parcial nas mensalidades dos cursos. O resultado poderá ser aproveitado para ingressar por meio do Prouni (Programa Universidade para todos) ou do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou ainda em Universidades de Portugal.

O exame é constituído por uma redação em língua Portuguesa, 4 provas objetivas contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. Essas provas buscam avaliar as seguintes áreas do ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias e redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação.
  • Ciências humanas e tecnologia: História, Filosofia, Geografia e Sociologia.
  • Ciências das naturezas e suas tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Apesar das provas terem conteúdos diferentes, existem eixos cognitivos que são comuns a todas as provas:

  • Domínio de linguagens: dominar tanto a língua portuguesa quanto as linguagens artística e matemática, científica e inglesa (ou espanhola).
  • Compreensão de fenômenos: Construir e aplicar conceitos para a compreensão de fenômenos naturais, processo históricos-geográfico, manifestações artísticas e produção tecnológica.
  • Enfrentar situações problemas: selecionar, organizar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problemas.
  • Construir argumentação: relacionar informações de diferentes formas e situações concretas para construir argumentos consistentes.
  • Elaborar propostas: utilizando dos conhecimentos adquiridos na escola, saber relacionar com a realidade de maneira solidária respeitando os valores humanos e a diversidade cultural.

Saiba mais sobre essas matrizes, além do conteúdo que deve ser estudado de cada disciplina nesse PDF do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): Matriz de Referência do Enem. No anexo do documento, tem detalhado cada conteúdo a ser estudado.

Seu preparo para o Enem, deverá estar embasado em um entendimento claro do edital e material de estudo de qualidade: o ideal é que tenha feito um ótimo ensino médio, mas caso não tenha sido tão bom, ou se já tem algum tempo que cursou, hora de arregaçar as mangas e se dedicar aos estudos preparatórios.

Reserve um bom lugar para estudar: de preferência uma biblioteca, forme grupos de estudos – mas estude também sozinho, faça bastante exercícios, assista videoaulas – se necessário se inscreva em algum curso preparatório. Você encontra bastante dicas para o Enem aqui.

Outra modalidade de bolsa é a que oferece descontos nas matrículas e mensalidades de Instituições de ensino no exterior. Em 2014 e 2015 havia conseguido um grande auxílio para o estudante que pretendia estudar fora por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras. Porém, alegando gastos excessivos, o ministério da educação limitou o programa à pós-graduação. Para mais informações sobre o programa hoje, acesse: Ciências sem fronteiras.

Conseguir uma bolsa no exterior não é tarefa fácil. Além do programa Ciência sem fronteiras, existem bolsas que são oferecidas por outros países aqui no Brasil. Precisa ter um currículo exemplar, antes de mais nada, pois a concorrência é muito grande. Veja algumas instituições que sempre oferecem bolsas para estrangeiros:

  • Chevening no Brasil – Um programa de bolsa do Reino Unido oferecido aos estudantes do Brasil. Bolsa total onde o estudante vive no país por um ano, desenvolvendo academicamente e profissionalmente. O processo de seleção leva no mínimo 8 meses para os estudantes. Durante o  processo seletivo os candidatos farão avaliações, teste de inglês e entrevista. Se você está interessado em estudar fora, vale a pena analisar esse programa. Fique atento aos prazos.
  • Cambridge Trust – Bolsas oferecidas a estudantes do mundo inteiro, para estudarem graduação, mestrado ou pós em pesquisa. Possui mais bolsas para pós. O aluno deve passar no exame da Cambridge e fazer um teste de inglês para ter direito a bolsa. A maioria das bolsas são de custos parciais. Os requisitos são: ótimo desempenho acadêmico e necessidade financeira. O Trust só considera candidatos apresentados por seus colégios.
  • Gates Cambridge – Para estudantes de todo o mundo, com espírito de liderança e compromisso para melhorar a vida de todos. Um programa criado pela Fundação Bill e Melinda Gates, em 2000. Os critérios além dos acima citados são: inteligência excepcional e um bom ajuste entre o que o estudante quer e o que é oferecido pela Cambridge. Se você é de qualquer outro país e pretende se dedicar em tempo integral aos estudos, então é um provável candidato. A seleção é feita a princípio pelo Cambridge Trust.
  • Existem outras bolsas como: University College of LondonSantander Universidades, entre outras. Porém, o pré requisito principal para quem almeja estudar em outro país é ter sido um estudante exemplar. Não somente com notas altas, mas participativo, atuante na sociedade. Se este é o seu caso, não perca mais tempo: vá em busca de seus sonhos!

Fique atento ás datas e aos documentos que precisarão ser preenchidos durante todo o processo. Seja organizado, não perca os prazos. Um dos primeiros documentos é o personal statement, onde você escreverá sobre você. O Outro documento é o reference letter (carta de recomendação). Assim como você deve saber convencer na sua carta que merece a bolsa, saiba escolher suas referências, pois também serão fundamentais.

  • Toefl (teste de inglês como língua estrangeira): Teste feito pela internet, em centrais localizadas em diversas regiões. Paga-se uma taxa e realiza-se a prova em inglês na data estabelecida, em torno de 4h. Durante o teste serão testados as habilidades de ler, ouvir, escrever e falar inglês de formas variadas por meio de: trechos de textos acadêmicos, palestras, discussões e conversas em sala de aula, expressar sua opinião e escrever respostas baseadas nas tarefas. Fazer uma redação.
  • Dele (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira): Certifica o grau de competência e domínio da língua, concedido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação da Espanha. Nos testes avalia-se a compreensão da leitura, expressão escrita, compreensão auditiva, expressão oral e competências integradas. Existem Centros em vários países onde se faz a inscrição, paga-se a taxa e faz os testes cujos níveis vão de A1 (básico) a C2 (avançado).
  • Delf ou Dalf (diploma de estudos em língua francesa): Diplomas oficiais da língua francesa. Ambos habilitam o estudante a estudar em universidades francesas. As provas acontecem duas vezes por ano: em junho e novembro. Os exames baseiam-se no conhecimento presentes na competência de comunicar linguisticamente, sociolinguisticamente e pragmaticamente.

Funciona como o Enem, só que para estudar nos Estados Unidos. A prova dura menos que 4 horas, dividida em interpretação de textos e gráficos, matemática e redação. A pontuação máxima é de 2400 pontos.

Algumas provas complementares poderão ser feitas escolhendo um dos temas: história, inglês, matemática, ciências, de preferência que tenha a ver com seu curso. No site você encontra mais informações, inclusive testes para se preparar para a prova.

Estas foram nossas informações para você que pretende ir em busca dos seus sonhos para fazer pós-graduação, mestrado, no Brasil ou no Exterior (inclusive graduação).

Requer muito estudo, muitas horas de provas, momentos de ansiedade e por vezes frustrações. Porém, se este é seu sonho, não se dê por vencido. Insista e cerque de todos os detalhes, dicas e informações que puder. Dessa forma, por mais difícil que pareça, estará mais próximo de sua conquista.

Até breve!

.

.

………………Quem está bem informado sobre os Melhores Cursinhos Pré-Vestibulares sabe que o ETAPA é sempre o mais citado em qualidade de ensino. A rede de colégios que também oferecem cursos preparatórios para o vestibular está entre os mais procurados pelos jovens estudantes que querem alçar vôos altos.

………………Apesar da qualidade indiscutível do material didático e o apoio total ao aluno, algo que muitas vezes desanima os estudantes são os altos valores das mensalidades. Um curso matutino ou vespertino ministrado durante os cinco dias da semana pode ultrapassar a faixa dos R$ 2 mil, o que não cabe em todos os bolsos.

.

.

………………Como os preços são um tanto elevados, a rede oferece as famosas Bolsas de Estudos Consideráveis. Através de uma prova de conhecimentos gerais, onde são testados conhecimentos dos três anos do ensino médio, os jovens conseguem bolsas que podem chegar a 100% gerando a isenção total das mensalidades.

………………Apesar do elevado nível de dificuldade da prova, a forma como os resultados são avaliados é muito positiva. Diferente da grande maioria dos cusinhos, o ETAPA leva em conta as notas de todos os alunos que prestaram o exame no mesmo dia, obtendo assim uma média que abrange de forma muito mais justa.

.

O que estudar para prova de bolsa de cursinho etapa
O que estudar para prova de bolsa de cursinho etapa

Tábata Amaral, de 18 anos, aluna do ETAPA passou em Harvard

.

………………Os descontos médios obtidos através da prova costumam chegar ao valor de R$ 600. Os jovens que possuem um maior êxito têm a oportunidade de fazer um curso de primeira qualidade por R$ 250 ou R$ 300. Basta se preparar e não deixar para a última hora, afinal as melhores bolsas costumam ser obtidas ainda nos primeiros exames de cada turma.

………………Mas e você, o que achou das dicas? E do cursinho do ETAPA? Deixe o seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • cursinho etapa preço
  • bolsa cursinho etapa

Comente Via FaceBook

Comentários