Quando surgiu o celular

Há quem se sinta nú sem ele, e que ache a morte ao ficar sem bateria. O fato é que os celulares são hoje um objeto de importância singular no mundo inteiro, seja para lazer ou trabalho. Mas você sabia que foram necessários mais de 50 anos para você ter esse aparelho em suas mãos?

A tecnologia necessária para desenvolver o primeiro celular propriamente dito foi criada em 16 de outubro de 1956, e o telefone móvel com essa tecnologia em 3 de abril de 1973, mas muita coisa aconteceu antes desse lançamento.

Quando surgiu o celular
1 de 3 Ericsson MTA, considerado o primeiro telefone celular (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo Ericsson MTA, considerado o primeiro telefone celular (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Nossa história começa em 1888, quando o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome a unidade de medida de frequência, Hertz) transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou não somente o desenvolvimento dos rádio-transmissores, como também a primeira ligação telefônica intercontinental em 1914.

26 anos depois, em 1940, foi criado um sistema de comunicação à distância que possibilitava a mudança de canais de frequência, evitando, assim, que houvessem interceptações no sinal. Sete anos depois a empresa de tecnologia norte-americana Bell, que hoje faz parte da AT&T, se utilizou dessa tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de "células", o que gerou o nome do aparelho.

Em 1956 a Ericsson, então, resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos, e o custo de produção também não facilitava sua popularização.

Quando surgiu o celular
2 de 3 Martin Cooper, o pai dos celulares, e sua criação (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo Martin Cooper, o pai dos celulares, e sua criação (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Alguns anos se passaram até que em abril de 1973 a Motorola, concorrente da Ericsson, lançasse o Motorola Dynatac 8000X, um verdadeiro celular portátil (para a época), com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando “apenas” 1 quilo e com uma bateria que durava 20 minutos.

O evento que marcou o lançamento foi a primeira chamada telefônica celular móvel, feita de uma rua em Nova Iorque pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. A partir daí Cooper passou a ser considerado o pai do celular.

Seis anos mais tarde os telefones celulares começam a funcionar no Japão e na Suécia. Nos EUA, apesar de ser o país sede da invenção, o funcionamento só começou em 1983, 10 anos depois de sua apresentação.

No Brasil

O primeiro celular lançado aqui no país, em 1990, foi o Motorola PT-550 (acima), vendido inicialmente no Rio de Janeiro e logo depois em São Paulo. O aparelho já era um pouco mais compacto.

Quando surgiu o celular
3 de 3 Motorola PT-550 (Foto: Desconhecido) — Foto: TechTudo Motorola PT-550 (Foto: Desconhecido) — Foto: TechTudo

De seu lançamento até os dias atuais os celulares já passaram por cinco gerações, e já estão se encaminhando pra sexta. Conheça um pouco de cada uma delas:

- A primeira geração, ou 1G, a fase analógica, dominou o mercado no início dos anos 1980;

- A segunda geração, ou 2G, o início da era digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM;

- A segunda geração e meia, ou 2,5G, uma versão melhorada da 2G, com melhor transmissão de dados;

- A terceira geração, ou 3G, a atual geração de celulares em boa parte do mundo, operando desde o final dos anos 1990, possibilitou o acesso a internet entre outras funções digitais avançadas;

Top 10: Celulares que emitem menos radiação

- A terceira geração e meia (3,5G), assim como a 2,5G, é uma evolução da geração anterior, a 3G, com maior velocidade de conexão com a internet, o que a aproxima da velocidade da internet banda larga convencional;

- E por fim a quarta geração (4G), atualmente em desenvolvimento.

O que será que o “futuro” nos reserva?

A evolução do celular nos últimos 35 anos

Quando surgiu o celular

 

1983: O primeiro celular Motorola DynaTAC 8000x

Quando surgiu o celular

O primeiro celular do mundo foi inventado pelo engenheiro eletrotécnico Martin Cooper. 

Considerado o “pai” do telefone celular, Cooper inovou ao criar um protótipo em 1973, um modelo Motorola DynaTAC 8000X, que se tornaria o primeiro celular a ser comercializado no mundo, no ano de 1983.

Confira as principais características do primeiro modelo de celular:

  • 33 cm de comprimento; 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura;
  • 794 gramas;
  • 30 minutos de memória;
  • Bateria com duração de apenas 1 hora em tempo de conservação e 8 horas em modo de espera.

Outra curiosidade sobre a evolução do celular é que a primeira unidade desse aparelho foi vendida antes mesmo de existirem os planos de celular.

Só após alguns meses do lançamento, surgiu o primeiro plano que custava à época 50 dólares por mês.

Esse valor é equivalente hoje a algo em torno de 127 dólares ou cerca de R$ 521,00 mensais e aproximadamente R$ 4,20 por minuto! É muito dinheiro por um plano de celular, não é mesmo?

Hoje em dia, contratar um plano de celular sai bem mais em conta! E você pode economizar ainda mais: é só comparar as ofertas de planos de celular disponíveis na sua cidade!

1990 - Motorola PT-550: o primeiro celular do Brasil!

Quando surgiu o celular

Nos anos 90, a tecnologia de celulares conhecida por nós começou a se desenvolver.

Foi nessa época que surgiram  as primeiras mensagens de textos e alta tecnologia de redes de conexão como: IDEN, CDMA, GSM, que durou até a virada do milênio.

O primeiro celular do Brasil foi um Motorola PT-550, aparelho que chegou junto com a rede de telefonia móvel no Rio de Janeiro em 1990.

Sua tela mostrava apenas 7 dígitos e alertas do sistema. Além disso, ele ainda era bem pesado, um “tijolão”, como foram apelidados os telefones móveis mais antigos.

Conheça as características do primeiro celular do Brasil:

  • 348 gramas;
  •  22 cm de comprimento;
  •  Bateria mais durável, com 15 horas em stand-by.

1992 - O primeiro SMS

A evolução do celular também passa pela primeira mensagem de texto da história: “Feliz Natal”. Ela foi enviada no dia 03 de dezembro de 1992 por um engenheiro de 22 anos de idade na época, Neil Papworth. Ele trabalhava na Vodafone, operadora do Reino Unido. 

A mensagem foi digitada pelo computador e fazia parte de um teste. Na sequência foi enviada para Richard Jarvis, diretor da Vodafone, que recebeu o texto por um modelo Orbitel 901, um dos primeiros do mundo a ter uma integração de rede GSM.

Quando surgiu o celular

Após esse feito, os SMS ainda demoraram um bom tempo até virarem febre. No início, as mensagens de textos eram exclusivas entre engenheiros e nerds entusiastas.

1994 - IBM Simon: a chegada do touch screen

Quando surgiu o celular

Pensou que seria um Samsung ou Iphone, né? Porém, foi o modelo IBM Simon o primeiro celular touch screen!

Por padrão, era possível acessar agenda de contatos, calendários, relógio, bloco de notas, etc. Incrível pensar que os primeiros passos da “era touch” começaram há exatos 25 anos! 

1996 - Motorola StarTAC

Quando surgiu o celular

Em contrapartida, o primeiro celular flip (aqueles modelos dobráveis, sabe?) foi o Motorola StarTAC!

Foi inspirado no comunicador que os tripulantes da nave Star Trek usavam no seriado americano.

Continuou popular até o início dos anos 2000 e estava sempre presente nos filmes de Hollywood daquele período, como “8 Milímetros” com o ator Nicolas Cage.

1996- Nokia 9000 Communicator

Na história da evolução do celular, o Nokia 9000 Communicator é considerado um dos primeiros smartphones. Ele permitia acessar internet via navegador! Entretanto, apenas duas operadoras da Finlândia viabilizavam essa conexão.

Além disso, foi um dos modelos mais sensacionais da telefonia móvel.

Quando surgiu o celular

O smartphone Nokia 9000 Communicator tinha as seguintes características:

  • 8MB de capacidade total de memória, dividida entre o sistema e aplicações;
  • Processador Intel i386 rodando a 24MHz;
  • Tela LCS com resolução de 640x200 pixels;
  • 397 gramas.

1998 - Os celulares em barra: o Nokia 6160 e 5110

Foi em 1998 que a Nokia lançou o telefone em barra: o Nokia 6160. Com preços e facilidades de uso mais atrativos, esse modelo se tornou o mais vendido da década de 90!

Quando surgiu o celular

A antena era mais curta e fixa. E nesse modelo já existia o “jogo da cobrinha”, lembra dele?

Por outro lado, o modelo Nokia 5110 foi desenvolvido para o mercado de consumo em massa. Desse modo, atraía o interesse dos mais jovens com a opção de capas coloridas.

Quando surgiu o celular