A política dos Estados Unidos da América conhecida como Big Stick grande porrete caracterizava se

Você sabe o que é a política do Big Stick? Ela é uma referência à maneira peculiar do então presidente dos EUA, Theodore Roosevelt (1958 – 1919). Quer entender o porquê desse nome e como era feita essa forma de resolver problemas diplomáticos? Continue a leitura e confira!

O que é foi política do Big Stick?

O Big Stick (grande porrete, em tradução livre) é o nome dado à política externa americana sob o comando de Roosevelt, de 1901 a 1909. A expressão foi baseada em um provérbio africano, que diz, mais ou menos, “fale manso e carregue um grande porrete”.

Dessa maneira, o presidente mantinha a amistosidade nas negociações, mas deixava evidente que usaria de força para conseguir o que queria.

A aplicação da política do Big Stick

A ideia do Big Stick era proteger os interesses econômicos dos EUA por toda a América Latina. A ideologia resultou na expansão da Marinha dos Estados Unidos e envolveu o país em mais questões internacionais. Assim, Roosevelt transformou os EUA em um grande influenciador sobre as Américas, sobretudo a Central.

Doutrina Monroe

A Doutrina Monroe tinha como frase “América para os Americanos”. Ela dizia que os americanos não podiam mais ser suscetíveis à colonização por nenhuma potência da Europa. Roosevelt era partidário dessa ideia, mas a estendia conforme a sua visão, de que os EUA seriam uma liderança mundial.

Canal do Panamá

Foi durante o governo de Roosevelt que houve a independência do Panamá. Esse fato teve participação importante dos EUA. O Panamá Independente negociou com os Estados Unidos uma cessão de parte do entorno do Canal do Panamá, que ficou sob o controle americano até 1999.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

O Big Stick foi o modo em que o presidente americano Roosevelt agia nas políticas externas. Ele era cordial e amistoso ao mesmo tempo que deixava explícito que usaria de força, se fosse necessário. Tudo isso resultou em um maior envolvimento dos EUA nas questões internacionais.

Não sabe por onde começar a estudar para o vestibular? Então, aproveite que está por aqui e veja as nossas videoaulas, planos de estudos e exercícios.

A Política do Big Stick foi uma forma de o Presidente Roosevelt resolver impasses diplomáticos na América e que rendeu bons dividendos ao país.

A Política do Big Stick é o nome dado ao modo como o Presidente Roosevelt dirimia conflitos diplomáticos.

Ele era partidário da Doutrina Monroe, que expunha que os Estados Unidos eram uma liderança mundial. E era dever também intervir na política externa para afastar o poderio europeu no Continente Americano.

Contexto Histórico

A Doutrina Monroe pregava que a América era para os americanos. Por isso, havia um manifesto temor de que novamente os europeus colonizassem a América. Em um discurso em Minnesota, Roosevelt disse a famosa frase: “Com uma fala mansa e um grande porrete você vai longe”.

A política dos Estados Unidos da América conhecida como Big Stick grande porrete caracterizava se

Desde aquele tempo já havia nos Estados Unidos o pensamento de ser uma liderança mundial. Mas era preciso começar se impondo na América, já que as nações eram mais fracas.

Theodore Roosevelt tencionava demonstrar que seu país era forte, só que sem entrar em conflito. Foi um modo de exercer a diplomacia, porém sempre dando a entender que poderia se utilizar da força.

A aplicação da Política do Big Stick

O primeiro incidente que propiciou a aplicação da Política do Big Stick se deu entre Alemanha e Venezuela. No ano de 1900, os venezuelanos deviam ao país europeu uma grande dívida, só que ameaçou dar o calote.

Diante do impasse nas negociações, a Alemanha adotou a força, tendo cercado os portos e bombardeado a costa. A Doutrina Monroe, de 1823, condenava qualquer ataque de europeus aos países da América.

A política dos Estados Unidos da América conhecida como Big Stick grande porrete caracterizava se

No ano de 1902, os Estados Unidos enviaram navios de guerra para a região, tendo assim forçado um acordo. Alemanha e Venezuela concordaram em renegociar a dívida.

Doutrina Monroe

Entusiasmado com o sucesso de sua intervenção internacional, Roosevelt convenceu o Congresso a autorizar gastos. Foi então criada uma respeitável esquadra de guerra, posto que era preciso exibir poderio militar.

No ano de 1904, foi aprovada uma emenda à Doutrina Monroe, com o intuito de intervir diretamente em conflitos. A intenção desde o princípio era ser um país líder no Continente Americano.

A questão do Canal do Panamá

A política dos Estados Unidos da América conhecida como Big Stick grande porrete caracterizava se

O Presidente Roosevelt continuava com sua propaganda oficial, com a finalidade de convencer toda a América. Ele desejava que os Estados Unidos fossem considerados a salvaguarda da liberdade.

E foi com esse argumento que propuseram aos colombianos continuar a construção do Canal do Panamá. É que os franceses haviam começado, só que não conseguiram tocar a obra. E como guardiães de toda a América, os Estados Unidos poderiam precisar passar rápido de um oceano ao outro.

Ocorre que o Congresso da Colômbia negou a concessão, tendo assim Roosevelt apoiado a independência do Panamá. Os Estados Unidos então se apressaram em reconhecer a República do Panamá. Em agradecimento, conseguiram um contrato de arrendamento por um século, passando a controlar o canal.

Você curtiu ler esta matéria sobre a Política do Big Stick? Pois então leia também sobre a Teocracia, origem, conceito e os povos que ainda a exercem.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Toda Matéria, Cola da Web, Educa Brás, Stoodi, Objetivo, Desciclopédia, História do Res Br, Brasil Escola.

Fonte das imagens: Slide Player, Cipriano Barata, Wikiwand, G1.

A política do Big Stick é umareferência ao estilo do presidente norte-americano Theodore Roosevelt (1858 - 1919) de resolver conflitos diplomáticos.

Em discurso ocorrido em 1901, durante uma feira em Minnesota, o presidente usou um provérbio africano que afirma: "com fala macia e um grande porrete, você vai longe".

Foi essa a maneira encontrada pelo presidente norte-americano de evitar conflito e mostrar o poderio militar. O estilo de negociação diplomática foi exposto ao referir-se aos países sul-americanos, assolados pelas dívidas com a Europa.

A política dos Estados Unidos da América conhecida como Big Stick grande porrete caracterizava se
A política dos Estados Unidos da América conhecida como Big Stick grande porrete caracterizava se
Com fala macia e um grande porrete, você vai longe, dizia Roosevelt

O principal episódio ocorre na cobrança da dívida pela Alemanha contra a Venezuela em 1900. Diante da ameaça de moratória após 24 meses de negociação, a Alemanha cercou cinco portos e bombardeou a base costeira venezuelana em 1902.

Doutrina Monroe

A ação alemã violava os preceitos da Doutrina Monroe, promulgada em 1823, que prevê o impedimento da invasão dos países americanos por europeus.

No caso da Venezuela, os Estados Unidos interviram diretamente e encaminharam navios para a região, evitando a guerra. Alemães e venezuelanos terminaram por negociar a dívida.

Com apoio do Congresso, o presidente conseguiu reforçar a frota de navios de guerra sob o argumento que a demonstração de força reflete de maneira positiva nos assuntos internacionais.

Diante do desfecho, Roosevelt publicou em 1904 uma emenda à Doutrina Monroe, prevendo que os EUA pode em caso de impotência das nações ameaçadas, intervir diretamente nos assuntos de política internacional.

Canal do Panamá

Com o argumento de, em caso de ameaça, ter a frota disponível integralmente tanto no Oceano Atlântico quanto no Pacífico, Roosevelt negociou com o governo da Colômbia o direito de assumir o Canal do Panamá para o que o mesmo fosse usado como passagem militar.

O ponto, além da disponibilidade militar, também seria utilizado para o transporte de mercadorias, possibilitando a expansão do comércio norte-americano em um contrato de arrendamento de 99 anos.

As negociações esbarraram no Congresso Nacional, mas por meio da intervenção do presidente, as regras de direito internacional foram revistas, o Panamá se separou da Colômbia e os EUA o reconheceram como nação.

Após o reconhecimento da República do Panamá, os EUA assinaram o contrato de arrendamento e iniciaram a construção do Canal do Panamá.

Leia também: Canal do Panamá

Diplomacia do Dólar

O estilo de Roosevelt precedeu outra forma de tratamento das relações internacionais por parte dos EUA e a consolidação do imperialismo norte-americano: a diplomacia do dólar.

Essa foi uma política instituída pelo presidente Willian Taft (1857 - 1930) e previa a promoção dos interesses dos EUA no exterior por meio do incentivo ao investimento em países estrangeiros.

As ações de Taft não dispensavam o uso do poderio militar para promover as empresas norte-americanas e garantir o comércio na América Latina e Ásia.

Para entender melhor, leia ainda: Imperialismo.