Como tomar 2 comprimidos 3 vezes ao dia

Boa tarde , gostaria de saber se pode tomar 2 comprimidos de 50 mg de Sertralina para servir de 100? É que eu tomava a de 50 mg porém a dose foi aumentada e eu ainda tenho 2 caixas de Sertralina 50 mg

  • Tomo sertralina há 3 meses e toda vez que a psiquiatra faz o ajuste para aumentar a dose (mesmo que seja só 25mg) eu sinto tontura, cansaço, muito sono e por vezes pressão baixa... É normal isso?
  • Estou tomando sertralina há 30 dias e comecei a ter bruxismo, depois de 10 dias tomando o médicamento, isso vai passar? Meu sono tb não é o mesmo, estou com sono leve e sonhando muito.
  • Estou tomando a três meses a sertralina, no começo foi bem caótico os sintomas depois normalizou, e consegui ter paz e melhora até no problema que tinha com ejaculação precoce, mas agora não estou conseguindo mais manter uma ereção, pode ser por conta da medicação?
  • Vai fazer dois meses que tomo 50 mg de Sertralina. Porém, voltei a ter vontade de chorar a qualquer hora, angústia, além da dificuldade para dormir e ansiedade, pensamentos repugnantes. Seria uma boa ideia conversar com o médico sobre o aumento da dose ou é cedo ainda?
  • Tomei um comprimido de sertralina de 50mg e normal sentir-se com sensação ruim no peito tipo ansiedade?
  • O uso da sertralina amamentando pode interferir no leite materno?
  • Boa noite meu marido começou a tomar a sertralina a uma semana e tomou bebida alcoólica junto com o tratamento, o que pode acontecer?
  • Estou no 16° dia de Sertralina e ainda n estou boa.
  • Boa tarde, tudo bem? Gostaria de saber se a Risperidona diminui o efeito da Sertralina. Obrigado.
  • Estou tomando sertralina ha 3 anos 50mg , agora tive recaída médico aumentou dose para 100 mg é normal causar efeito colateral ? Quanto passa efeito

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Tomei Predsim 2 vezes ao dia por 3 dias (Cada comprimido 20 mg X 6 comprimidos o total da dose ingerida de 120 mg).Essa dose é considerada alta,média ou baixa?Pode ter efeito colateral?

Ola! Sim, é uma dose alta, porem, doses altas por curto periodo (por menos de 5 a 7 dias) estão menos associadas a efeitos colaterais. Toda medicação pode ter efeito colateral, sempre devemos pesar os riscos e benefícios do seu uso, individualmente.

40mg ao dia é considerada uma dose alta. Porem o tempo de exposição foi curto, o que pode levar a menos efeitos colaterais e transitórios como insonia, hiperglicemia. A exposição prolongada pode levar a problemas mais sérios e permanentes, portanto consulte um médico caso haja indicação de uso por mais tempo.

  • Olá, foi receitado para o meu filho de 3 meses predsim 2ml /dia por 3 dias, sendo que no segundo dia ele já melhorou e eu não dei o terceiro, mas eu notei que ele parou de fazer cocô, desde que eu comecei a dar o medicamento, já está no terceiro dia sem fazer cocô, devo me preocupar?
  • Bom dia! Levei meu filho na emergência e ele foi diagnosticado com sinusite, está com o pulmão e o seio da face congestionado, respiração ofegante, febre, tosse e o nariz super intupido. Ele tem 3 anos e 9 meses e pesa 16 kg. A Dra receitou KLARICID 2,5 ml de 12/12h durante 14 dias (Ele tinha acabado…
  • Foi prescrito amoxilina clavulanato 875mg + 125mg 1 comprimido de 12 em 12 horas. Tomo remédio de pressão o exforgem e mais o ablok 1 comprimido uma vez ao dia de cada. E também tomo para diabete 1 comprimido 2.vezes ao dia. Você pode me ajudar quais desses remédios posso tomar juntos?
  • Olá tenho 40 anos e fui diagnosticada com rinite medicamentosa e meu otorrino me receitou Predsim 20mg, preciso saber se esse remédio atrapalha o sono. Estou com problema pra dormir e tendo muita enxaqueca. Gostaria de saber se esse medicamento pode atrapalhar meu sono. Ele quer que eu tome 3x por…
  • Minha filha de 2anos e 10 meses foi diagnosticada com um quadro viral de bronquite (primeira vez). O pediatra receitou Predsin 3,5ml 12/12h, aerolin 3puffs de 6/6h, e um expectorante (Torante 2,5ml 3xdia). Está no terceiro dia de tratamento, melhorou a coriza e aparentemente está respirando melhor. No…
  • A médica receitou Predsim 2ml de 12h/12h para meu filho de 13kg e dois anos... por um erro, meu esposo deu 10ml devido a uma confusão com a seringa. Devemos ir ao médico?
  • Minha otorrino me enviou receita de predsim 20mg 2x ao dia, por 5 dias, mas não sei qual intervalo de horário. Qual deveria ser o intervalo de horário entre as duas doses do dia?
  • Bom dia! Qual a dosagem do predsim solução 3,0mg/ml para uma criança de 30kg? Meu filho está com uma tosse seca constante e o médico passou 5 ml de 8/8 hs! É o correto?
  • A Dr da emergência passou Predsim mas meu filho só está corizando e tossindo .mandou tomar 5 dia é necessário? porque eu vir relatos que ele é usado no caso de asma e ele não está com entupimento no nariz nao
  • Minha avó está com problemas de respiração, o médico passou o prednisona durante 7 dias,1 vez por dia. Hoje já fazem 3 dias e ela tomou pela manhã e agora anoite ela errou e tomou novamente,Amanhã ela devia fazer a continuidade do tratamento? A algum problema?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.


Se há algo muito usual na vida das pessoas é o ato de tomar remédios. E não falamos apenas dos pacientes de cânceres do sangue ou de qualquer outro tipo. Todo mundo fica doente em algum momento, precisa de suplementos ou até mesmo, no caso das mulheres, usa contraceptivos orais para evitar gravidez. O fato é que, seja qual for o objetivo, o medicamento precisa ser ingerido da forma correta para que tenha uma ação realmente eficaz. Para ajudar na missão de como desvendar isso, pedimos a colaboração de duas profissionais muito experientes no assunto: a hematologista Monika Conchon e a enfermeira Eloise Borriel Vieira, docente na Fundação Oswaldo Cruz e coordenadora do Comitê de Enfermagem da Abrale.

Com as dicas a seguir, podemos agir da maneira mais certa na hora de se medicar – mesmo que a gente nem suspeitasse que estava fazendo alguma coisa errada.

1 – É permitido tomar o remédio com leite ou outra bebida?

Nem todos os remédios podem ser tomados com qualquer líquido. Por exemplo, o Sulfato Ferroso não deve ser ingerido com leite e derivados, uma vez que diminuem a biodisponibilidade do ferro. O Mesilato de Imatinibe deve ser tomado apenas com água. Por isso, para não errar, a indicação é tomar sempre com água.

2 – Posso tomar os remédios a seco, sem nenhum líquido?

Não é errado, porém, não é o ideal. Além de ser desconfortável, a absorção pode ser iniciada no esôfago, que possui pH diferente do estômago, podendo levar a alterações na ação.

3 – Melhor tomar antes ou depois de comer (quando é solicitado que não seja tomado em jejum, claro)?

O ideal é depois de se alimentar, mas se for logo antes de começar a comer, não há problema.

4 – Há alguma comida ou bebida que possa intensificar positivamente o efeito de uma medicação? 

Algumas medicações ao serem tomadas com determinado alimento podem ter melhor absorção, como no caso da Ciclosporina quando ingerida junto com alimentos mais ácidos. Um outro exemplo é o da vitamina C, que melhora a absorção do Sulfato Ferroso quando ingeridos ao mesmo tempo.

5 – A comida ingerida junto com os remédios pode prejudicar o efeito?

Alguns alimentos podem, sim, causar alguns prejuízos, como acelerar o metabolismo hepático. É o que acontece com a fruta americana grapefruit, que não deve ser ingerida junto com determinadas medicações (como o Imatinibe). Outro exemplo importante são as bebidas alcoólicas, que podem, de forma muito perigosa, potencializar a ação de calmantes, levando a uma diminuição da atividade dos sistemas nervoso central, cardiovascular e respiratório.

6 – Preciso ter algum cuidado ao tomar mais de um remédio no mesmo dia e horário?

Sim. É interessante que se saiba se ocorrem interações medicamentosas – ou seja, se uma substância influencia na outra. Temos medicações que são melhor absorvidas em meio ácido. O Omeprazol, por exemplo, pode tirar essa acidez do estômago e prejudicar sua absorção. Há também o caso de alguns antibióticos, como a Amoxacilina, que podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais.

7 – Posso cortar um comprimido no meio para ficar mais fácil de engolir?

Depende do comprimido. Cápsulas não devem ser abertas. Os chamados comprimidos de liberação lenta também não. Eles têm um revestimento que for violado fará o remédio ser absorvido mais rapidamente. Por isso, a indicação geral é de que os comprimidos sejam ingeridos integralmente, salvo exceções em crianças ou idosos. Nesses casos, o paciente pode consultar o farmacêutico sobre qual medicamento poderá ser cortado, ou macerado, ou ainda diluído.

8 – Alguns remédios devem ser guardados em geladeira. Qual é o risco que corro se eu não seguir essa indicação?

Algumas substâncias precisam de ambientes frios porque podem sofrer instabilidade química em temperaturas superiores. O risco de não seguir a indicação é perder parte da ação do medicamento.

9 – Qual é a melhor forma de guardar os comprimidos?

Mantê-los em sua embalagem original, que foi pensada e desenhada para armazenar corretamente, preservando toda a sua integridade. Mas não há contraindicação para o uso de caixinhas separadoras de remédios.

10 – Mesmo com a receita médica, é preciso ler a bula?

Sim e sempre! Cada medicamento é diferente, e na bula estão todas as suas especificações e contraindicações. Lê-la é a melhor forma de não errar ao tomar um medicamento.